Ensaio do Tacto
Ensaio do Tacto
7 Março às 19h de 2024 | Lisboa Incomum
Inserido nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Teatro Avenidas apresenta a exposição Ensaio do Tacto, da artista Patrícia Figueiras. A pintura de Patricia é baseada em experiências de vida, onde o movimento corporal é o motor de desconstrução do pensamento formatado e motivador do pensamento criativo. O Ensaio do Tacto assenta no conceito da própria palavra: diferentemente dos outros sentidos, o tacto, não ocorre apenas numa região especifica. A perceção táctil é sentida em todo o nosso corpo.
Na inauguração da mesma será também realizado um concerto com obras de compositoras para violino solo e com electrónica.
Programa:
Marta Domingues - Ser-se som no escuro (violino solo)
Clotilde Rosa - Densidades (violino e electrónica fixa)
Alla Zahaikevych - Mythe IV: KS (violino e electrónica em tempo real)
Rocío Cano Valiño - Antanaklasi - IV (violino e electrónica fixa)*
*Encomenda de Césaré, Centre national de création musicale – Reims.
Beatriz Costa: violino
Cristóvão Almeida: electrónica
Entrada livre
Biografias:
Marta Domingues (2000), licenciada em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Carlos Caires, Carlos Marecos e Jaime Reis, atual orientador, com Annette Vande Gorne, do seu mestrado em Composição na mesma instituição.
Colaborou na organização do Festival DME e Lisboa Incomum desde 2020 até 2024.
A sua música tem sido apresentada em contextos como: DME / Lisboa Incomum, Música Viva/ Oculto d’Ajuda, Aveiro Síntese, BoCA – Biennal of Contemporary Arts/ Teatro São Carlos, Sonorities Belfast, Espace du Son (Bruxelas), International Confederation of Electroacoustic Music, Monaco Electroacoustique e Young Euro Classic (Berlim).
Recebeu o primeiro prémio Jovens Criadores 2017, na secção musical, com o grupo FEME-EMSCAN, foi-lhe atribuída uma menção honrosa no concurso Métamorphoses 2020 (Bélgica) e foi premiada no concurso Young Lion*ess of Acousmatic Music (Áustria). A sua música está publicada pela Influx/ Musiques et Recherches (Bélgica) e edições DME/Lisboa Incomum.
Alla Zagaykevych (n. 1966), compositora ucraniana de música erudita contemporânea, artista performativa, curadora de projectos de música electroacústica e musicóloga. Licenciou-se na Academia Nacional de Música de Kiev, Ucrânia. Em 1995-1996, frequentou o curso anual de composição e música computorizada no Instituto IRCAM (Paris).
Desde 1997, é professora no Departamento de Composição da Academia Nacional de Música de Kiev, onde fundou o Estúdio de Música Eletrónica com o apoio da International Renaissance Foundation). A lista de obras de Alla Zagaykevych inclui música sinfónica, instrumental e vocal de câmara, composições electroacústicas, instalações e performances multimédia, óperas e música para filmes.
Rocío CANO VALIÑO - nascida na cidade de Buenos Aires [Argentina] e radicada em Lyon [França].
Compositora e designer de interiores. A produção musical de Rocío é dedicada a peças instrumentais, mistas e electroacústicas. É membro do comité artístico do Ensemble Orbis, sediado em Lyon e co-fundado por ela. A música de Rocío foi interpretada por ensembles como: Proxima Centauri, HANATSUmiroir, Paramirabo, Ensemble Ars Nova, Ensemble Orbis, Duo PARCOURS, Q-SIÓN, entre outros... Colaborou como cenógrafa e designer 3D na ópera “QU'EST-CE QUE L'AMOUR?” do compositor Demian Rudel Rey. A sua peça “Fanguyo” - para fagote duplo e ensemble, encomendada pela Radio France - foi criada no Festival Présences 2025 por Antoine Pecqueur e o Ensemble Linéa dirigido por Jean-Philippe Wurtz a 9 de fevereiro de 2025 no Studio 104 da Maison de la Radio et de la Musique em Paris.
Recebeu várias encomendas e apoios de: Apoio à escrita do Ministério da Cultura [FR]; Radio France [FR]; Festival Présences [FR]; FNArtes [AR]; SACEM [FR]; Studio Césaré CNCM [FR]; GRAME CNCM [FR]; GRM Musical Research Group [FR]; Puce Muse [FR]; Ibermúsicas [AR-América Latina]; Festival Bahía[in]sonora [AR]; OARA [FR]... As suas composições foram selecionadas e interpretadas em diversos festivais em todo o mundo.
Rocío concluiu um mestrado em Composição Contemporânea no CNSMD de Lyon [França], onde estudou com François Roux. Fez uma mobilidade internacional na Universität für Musik und darstellende Kunst Graz [Áustria] com Franck Bedrossian. Recebeu bolsas de estudo como: Nguyen Thien Dao 2023, Mozarteum Argentino Gisela Timmermann e é vencedora da Fondation d'entreprise Société Générale C'est vous l'avenir para o ano de 2024.
Em 2017, a editora Resterecords lançou o seu primeiro álbum monográfico “Tâches”. A música de Rocío é publicada por Babel Scores, Score Follower, Musiques & Recherches, Monochrome Vision, Taukay Edizioni Musicali e Phas.e. La Lettre du Musicien publicou o seu “Portrait double vie” escrito por Antoine Pecqueur na edição “Architecture” em 2020.
Sítio Web: www.rociocanovalino.com