Oboé + - Tiago Coimbra




   OBOÉ + - Tiago Coimbra

23 de Setembro de 2024, 19h30 | Lisboa Incomum


OBOÉ + é um projecto de criação artística, que promoveu a escrita de inúmeras novas obras para oboé ou oboé e electrónica. Assente num trabalho em residência artística com intérprete e compositor, foram encomendadas obras a compositores como Cândido Lima, António Chagas Rosa, Jaime Reis, Mariana Vieira e Ruben Borges, a serem estradas por Tiago Coimbra, com apresentações em diversos espaços culturais pelo país, nomeadamente Castelo Branco, Seia e Lisboa. Simultaneamente, quatro alunos de composição da Escola Superior de Música de Lisboa (Cristóvão Almeida, Fábio Chicotio, Marta Domingues e Tiago Jesus) foram convidados a criar obras em colaboração com os alunos da classe de oboé de Tiago Coimbra da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (Carolina Esteves, Dulce Gonçalves, Filipe Sauvarin, Janete Pereira, Nelson Pereira).

Entrada gratuita, mediante reserva para [email protected]



Programa

Cândido LimaÔBOÂ, contos de infância (2023)

António Chagas RosaLenda de Boutés (2023)

Carlos Caires: One from All-in-One (2023)

Fábio ChicotioUp a notch (2024)




TIAGO COIMBRA – oboísta




Tiago Coimbra (n. 1990) é solista na Göttinger Symphonie Orchester e na OrquestraFilarmonia das Beiras, e professor de oboé (Professor Adjunto Convidado) na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Na temporada 2022/23 apresentou a estreia mundial do concerto para oboé e orquestra ‘Resilience’ do compositor luxemburguês Félix Turrión Eichler, com a Orquesta Filarmónica deMálaga. Foi artista em residência no festival ‘Art & Science Days2021’ em Saint-Étienne. Juntamente com o oboísta Ricardo Lopes, foi responsável pela edição crítica do ‘Concerto deOutono’ de Jorge Peixinho, obra que apresentou no festival Reencontros da Música Contemporânea 2023, numa iniciativa promovida pela Arte no Tempo.

Natural de Vila Nova de Gaia, apresentou-se como solista com a Basel Kammer orchester, Argovia Philharmonic, Göttinger Symphonieorchester, Orquesta Filarmónica de Málaga, Yakutia Philharmonic, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica de Espinho e a Filarmonia das Beiras e colaborou como oboísta principal convidado com a MDR Sinfonieorchester Leipzig, Orquesta Sinfónica del Gran Teatre del Liceu Barcelona e NDR Radiophilharmonie, entre outros. É membrofundador do Art’Ventus Quintet, com quem gravou o disco premiado disco ‘SwissTreasures’.

Doutorado em Música (Universidade de Aveiro), completou dois mestrados: em solista,
na classe de oboé de Emanuel Abbühl (Basel Musik Hoschule); e em orquestra, comThomas Indermühle (Zürcher Hochschule der Künste). Foi aluno de Maurice Bourguena Académie Musicale de Villecroze e em aulas particulares.É regularmente convidado a lecionar masterclasses por todo o país. Foi júri do PrémioJovens Músicos nas categorias de Oboé (2021) e Música de Câmara (2023).

Gravou para a ‘Universal Music Group’ a recentemente descoberta Sinfonia Concertante para Oboé e Flauta K. 320 de W.A. Mozart, e para a Da Capo Revista Musical Portuguesa um CD com diversas obras para oboé de autores portugueses, dedicado a Samuel Bastos.