Cultura & Sustentabilidade 2024
Cultura & Sustentabilidade
8ª Edição
22 a 24 de Novembro de 2024 | Lisboa Incomum
Dia 23 de Novembro
"Terrain Vagues | Blooming Landscapes" é um projeto audiovisual que combina elementos jornalísticos e documentais. Explora os espaços urbanos abandonados, negligenciados e frequentemente esquecidos, conhecidos em alemão como "Stadtbrachen", "Baulücken" ou "Restflächen."
Inspirado pelos pós-estruturalistas franceses, que entendem "Terrain Vagues" como paisagens desertas e abandonadas em áreas urbanas, pretendo criar uma série de obras audiovisuais que abordem este fenómeno. O plano é produzir uma série de 12 episódios, exclusivamente ambientada na Expo Plaza, interagindo com os diversos edifícios do local. Cada episódio terá o seu próprio tema.
O projecto também examina os elementos utópicos do domínio virtual, que emergiram com a invenção dos computadores pessoais e da internet nos anos 1990 e início dos anos 2000. Esta visão utópica deu lugar a uma realidade distópica, em que o capitalismo penetrou o mundo digital.
Para o concerto no Lisboa Incomum, o neuMERZ apresentará uma performance audiovisual baseada no material recente recolhido durante o processo de trabalho em "Terrain Vagues".
neuMERZ
neuMERZ é um novo colectivo de música e média, originalmente fundado em Hannover, Alemanha, e liderado pelos compositores e artistas multimédia Philipp Henkel e Rachel C. Walker. Juntos, adotamos uma abordagem crítica e de pesquisa para a composição, aplicando-a em diversos projectos: curadoria de instalações, concertos multimédia e cinema, com especial atenção à apresentação de formatos inovadores e novas perspetivas na cena da música contemporânea.
O nosso projecto aproveita as nossas competências combinadas: composição acústica e electroacústica, renderização visual (Blender, C#, C++), design e experimentação de instrumentos, pesquisa histórica e programação. Colocar estas competências em diálogo directo resulta em conquistas artísticas com benefícios tanto teóricos como experimentais. neuMERZ realizou projectos em colaboração com Musik21 Niedersachsen (Disrupted Chronologies – Jahresthema 2022 Radikale), Deutscher Musikrat (Radiant8 Ensemble), Stiftung-Niedersachsen (Panopticon), Musikland Niedersachsen, Musikfonds (PRO DEFUNCTIS) e outros. Projectos recentes incluem a temporada de concertos de 2022 e a digressão do Radiant8 Ensemble; Disrupted Chronologies, um concerto multimédia e projecto de documentário; e KOPFGERÄUSCHE, uma digressão de novos trabalhos com uma atuação da dupla japonesa de improvisação de ruído de Berlim, Momose/Ishikawa. Em 2023, o neuMERZ apresentou o Concerto-Diálogo "al’thalj" no Württembergischer Kunstverein Stuttgart, em colaboração com o ensemble austríaco airborne extended. O foco contínuo agora está no desenvolvimento de vários projectos de curadoria em curso: uma colaboração interdisciplinar de longo prazo que abrange música, literatura e cinema, conectada à vida da escritora de viagens taiwanesa do século XX, San Mao; a instalação de investigação multimédia OPTIKS: Uma Fábrica de Memória Interativa; e a série Terrain Vagues / Blühende Landschaften. Em 2024, o neuMERZ apresentará PRO DEFUNCTIS, trazendo o ensemble americano Ekmeles à Alemanha para uma digressão com "Über den frühen Tod des Fräuleins Anna Augusta Markgräfin zu Baden" de Spahlinger, em homenagem ao 80.º aniversário de Spahlinger. Além disso, o neuMERZ estará em residência no Lisboa Incomum / Projecto DME, no âmbito de uma bolsa de mobilidade da Culture Moves Europe. Projecto financiado pela União Europeia e pelo Goethe Institut.