VOO PARA SIMORGH | Ali Kolagar e seu grupo

 





«VOO PARA SIMORGH» (baseado na «Conferência dos Pássaros» de Attar)

Concerto de música persa tradicional por Ali Kolagar e seu grupo

21 de Junho de 2024,19h30, Lisboa Incomum


O Lisboa Incomum recebe o concerto «Voo Para Simorgh» (baseado, na «Conferência dos Pássaros» de Attar), um concerto de música persa tradicional por Ali Kolagar e o seu grupo.

A entrada é gratuita, mediante reserva para [email protected]



Sinopse:


Ali Kolagar irá apresentar a composição de sua autoria, «O Voo para Simorgh» (versão literária de em português de Shahla Deyhim), inspirada na obra «A conferência dos pássaros» de Attar, célebre clássico persa de grande profundidade filosófica.





Ali M. Kolagar nasceu em 1974, em Babol, Pérsia.
Conferencista, actor, encenador, músico, compositor e conselheiro artístico.
Compôs e concebeu todo a composição musical e arranjo do «Voo para Simorgh».
Licenciado em Artes Cénicas pela Universidade Azad de Artes e Arquitetura; master em Encenação pela Universidade Azad de Artes e Arquitetura; director e fundador da Escola de Artes Cénicas de Cherry Orchard (Bagh-e-Albalou) em Babol.
Conferencista e professor de Artes Performativas no Centro Educacional e Cultural Imam Khomeini de Babol de 1996 a 2007.

- Professor na Universidade Industrial de Mazandaran de 2007 a 2010 (SH) Professor de teatro e professor no Departamento de Farhang e Ershad de Babol de 2011 a 2012.

- Membro central do Conselho Consultivo de Teatro de Babol de 2008 a 2012 (SH) Árbitro da primeira fase do Vigésimo Terceiro Festival de Teatro em Mazandaran em 2011 (SH) Terceiro Festival de Teatro na província de Mazandaran em 2011 (SH) Fundador e director da Escola de Artes Performativas “The Cherry Orchard School” (Bagh-e-Albalou) em Babol de 2012 até à data.

-Fundador dos grupos teatrais “Ayin”, “Simorgh”.

-Dirigiu, e actuou, em dezenas de espectáculos ao longo das últimas décadas, na Europa e na Ásia.




Saeed Habibi nasceu em Isfahan, em 1968. Ainda adolescente, começou a aprender tombak em Isfahan com o Mestre Majid Motaa. A par da aprendizagem de instrumentos de percussão, dedicou-se à aprendizagem do canto, piano e caligrafia na Associação Persa de Calígrafos. 
Entrou na área da performance teatral em 1989. Tem vindo a desenvolver inúmeros trabalhos na área da música, tanto participando em numerosos concertos, assim como na composição e arranjo para gravação de muitos álbuns. Actuou em diversos países europeus como França e Alemanha, e também na Ásia e em África.


Sadaf Shokrgozar nasceu em 1998, em Shiraz, a cidade dos grandes poetas persas.
Cantora e guitarrista. Tem participado em coros persas e alemães, como, por exemplo, o Coro Arash

Foladvand. Actuará nestes concertos, em Portugal, como cantora no grupo de música persa dirigido por

Ali Kolagar.








Samira Khani nasceu em 1984, em Shiraz. É actriz, fotógrafa, cantora e música.Tem vindo a aprofundar a sua formação em teatro, música e canto persas com Ali Kolagar. Realizou amiúde actuações como membro de coro e vocalista durante várias décadas.
Actualmente, para além do canto, está a formar-se também como intérprete de violoncelo.




Mehri Saghira Dietrich nasceu em 1960, na bela cidade de Isfahan.
Cantora e actriz. Vive na Alemanha há cerca de quatro décadas.
Realizou cursos de formação com a reputada cantora de ópera Pari Samar, em Frankfurt. Em 2014, começou a cantar num coro persa. Trabalha com Ali Kolagar e integra o grupo perfomativo Simorgh.