Fora do Tempo
Fora do Tempo
Lisboa Incomum, 13 de Outubro de 2023, 19h30
O Lisboa Incomum recebe os músicos Ernesto Rodrigues (viola), Fred Lonberg-Holm (violoncelo) , José Oliveira (bateria) e André Hencleeday (piano) para um concerto de improvisação livre, no dia 13 de outubro de 2023, pelas 19h30.
A entrada é livre, mediante reserva para [email protected]
Sinopse:
“ex tempore” , chamavam os latinos ao acto de improvisar. Fora do tempo. Mas a música improvisada cria o seu próprio tempo, o tempo interior de cada músico. O tempo de escutar e reagir, de comentar ou ficar em silêncio. Da deriva europeia do free-jazz e da música erudita contemporânea teve origem a free music, música eminentemente livre, feita no instante, na qual a noção de ‘composição instantânea’ resulta da articulação do que cada músico está a fazer em cada momento e em que tudo conta, incluindo o erro. Todas as referências são convocadas e logo esquecidas na improvisação, bem como a exploração extensiva de cada instrumento, aumentando as suas possibilidades sónicas e o seu poder de abstracção. O instrumento reflecte a respiração de cada músico, a música improvisada articula da melhor maneira possível todas essas respirações. E tendo sempre o foco na escuta do que está a acontecer, para reagir com sagacidade.
http://creativesourcesrec.com/artists/e_rodrigues.html
http://www.allmusic.com/artist/ernesto-rodrigues-mn0000206256/biography
Obcecado por fazer ruídos desde a infância, o violoncelista Fred Lonberg-Holm é um músico / improvisador livre que vive atualmente em Kingston, Nova Iorque. A sua vasta gama de interesses musicais resultou em estudos de música numa variedade de situações, desde a Juilliard School até à sarjeta. Um antigo Anthony Braxton, Pauline Oliveros, Morton Feldman, Ardyth Alton, os seus principais Os seus principais projectos incluem Stirrup, Jakal, Ballister, The Lightbox Orchestra, Survival Unit III e muitas outras constelações que aparecem de forma intermitente. Projectos anteriores de destaque incluem o Peter Brotzmann Chicago 10tet, Vandermark 5, Anthony Coleman's Selfhaters, Terminal 4 e o Valentine Trio. Contribuiu com sons de violoncelo para numerosos projectos de gravação, incluindo os de Califone, Freakwater, God-is-my-co-pilot, Simon Joyner, Smog, Super Chunk, US Maple, Wilco, Protomartyr, Ryley Walker e muitos outros.
Actua e grava regularmente com ensembles trabalhando regularmente com Ernesto Rodrigues e Ricardo Jacinto.
Foi assistente de Miguel Azguime no O’Culto da Ajuda.
No contexto da exposição Desenho Sem Fim, do escultor Rui Chafes, realizou um concerto de encerramento com o projecto que divide com Pedro Coragem, projecto de nome Candura.
Apresentou com Candura e com Rui Chafes o projecto “From Ruin” em Serralves no contexto do festival Amplifest.