Residência Artística com Luís Neto da Costa e Dejana Sekulić

 


Residência Artística com Luís Neto da Costa e Dejana Sekulić | 17 a 21 de Maio de 2023

O compositor português Luís Neto da Costa e a violinista sérvia Dejana Sekulić juntam-se no Lisboa Incomum de 17 a 21 de Maio, para uma Residência Artística. Trabalharão uma nova criação do compositor,  uma encomenda do Projecto DME, que será estreada em concerto no dia 20 de Maio de 2023, pelas 20h. 

A entrada para o concerto é gratuita, mediante reserva para [email protected]


Concerto violin+

Lisboa Incomum | 20 de Maio de 2023 | 20h

violin+

para violino solo com vários componentes electrónicos performativos


Sinopse:

violino+ é uma performance tecida a partir da curiosa, excitante, peculiar, música aventureira e maravilhosos mundos de sonoros de peças para violino preparado, arco preparado, e outros "+" provenientes das extensões do violino sob a forma de electrónica performativa.

Para esta ocasião, a ênfase está em várias aplicações e utilização de electrónica e meios de comunicação, como extensão e parceiro do violino e da violinista. Estas obras criam frequentemente uma nova interface e interacção entre o instrumento, o material, o intérprete e o público.

O programa sobrepõe-se a lados aparentemente opostos das coisas, apenas para reconciliar a sua percepção e amplificar a sua unidade, existência co-dependente um do outro. O interior e o exterior. Cada um independente, mas sempre influenciando e sob a influência do outro. O núcleo da terra, Magma de João Pedro Oliveira, e o céu, Pathways de Sekulic, como o envelope de toda a existência. Anamorphoses III de Soveral traz esta sobreposição à do eu interior e exterior do ser humano. Esta interacção contínua dos lados do eu é ainda mais confirmada com a interpretação da partitura gráfica de Kreidler #17 da série >Music-19<. Apenas para continuar a partir daí a explorar esta superposição do humano e o seu potencial artificial (futuro?), mas ainda assim criado pelo humano: através do Kreidler's BOW. A nova criação de Luís Neto da Costa cria uma conversa ao vivo entre o eu físico e este eu artificial, o passado e o presente, através de um cânone quadrifónico no qual o ouvinte pode facilmente perder a noção do que é vivo, quem é vivo, o que se repete, o que conduz e o que se segue, e em que ordem as coisas ocorrem.


Programa:

João Pedro Oliveira: Magma (2014)*
para violino e electrónica [dur: 11’]

Dejana Sekulic: Pathways (2022)
partitura em vídeo ao vivo para intérprete, com ou sem instrumento [dur: 7’]

Isabel Soveral: Anamorphoses III (1995)
para violino e electrónica [dur: 11’]

Johannes Kreidler: >Music-19< #17 (2020)
partitura gráfica, interpretação no violino, electrónica e vídeo [dur: 3’]

Johannes Kreidler: BOW (2020)
para violino, playback, e vídeo [dur: 6’]

Luis Neto da Costa: Shades of White (2023)**
para violino e electrónica [dur: 7']

* encomenda Projecto DME
** estreia absoluta, encomenda Projecto DME

Biografias:

Dejana Sekulić, nascida a 43°18'58.5 "N 21°54'39.5 "E, é violinista, exploradora de som+silêncio, intérprete e artista. Está actualmente a fazer o seu doutoramento, "Temporalidade do Impossível", no Centro de Investigação em Música Nova (CeReNeM) e no Centro de Investigação de Práticas Performance (ReCePP) da Universidade de Huddersfield. Em Fevereiro de 2022 a NMC/Huddersfield Contemporary Records lançou o seu CD de violino solo com o mesmo título. Dejana obteve o seu bacharelato na Faculdade de Arte da Universidade de Niš (Sérvia), seguido de estudos de mestrado e especialização pós mestrado em música no Conservatório Real de Bruxelas (com Igor Oistrakh, Valery Oistrakh, e Bart Bouckaert), e um programa avançado de música contemporânea liderado pelos ensembles ICTUS (Bruxelas) e Spectra (Gent) na Escola de Artes Gent (Bélgica).

Dejana estudou, trabalhou e colaborou com músicos e compositores (em diferentes ocasiões e instituições) tais como Igor Oistrakh, Valery Oistrakh, Ruggiero Ricci, Vladimir Spivakov, Graeme Jeannings, Barbara Maurer, Tom Pauwels, Peter Ablinger, Filip Rathé, Philip Thomas, Catherine Milliken, Liza Lim, Clara Iannotta, Rebecca Saunders, Johannes Kreidler, Aaron Cassidy, Dario Buccino. Durante este tempo, tem actuado regularmente na Bélgica, bem como na Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Itália, Eslovénia, Sérvia, Áustria, Espanha, Bulgária, Portugal, EUA, e China. As suas actuações recentes incluem concertos no festival hcmf// (Reino Unido), o Festival de Música Contemporânea ArsMusica (Bélgica), Darmstädter Ferienkurse (Alemanha), Festival LOOP (Bélgica), Festival TRANSIT (Bélgica), "Museum Night Fever" (Bélgica), Festival BigBang (com ICTUS+GAME).

Actua activamente como solista, num duo de violino e electrónica ao vivo com Gilles Doneux, como violinista do LAPS Ensemble, bem como convidada do Contemporary Insights, e faz parte do colectivo de investigação de arte e educação People Coming from NowHere. Dejana também cria e desenvolve trabalhos nos campos das instalações sonoras interactivas e multimédia.

Dejana Sekulić
@Laura Mateescu


Luís Neto da Costa é compositor, professor, investigador e maestro. 

Em 2017 foi um dos artistas residentes na Casa da Música, para a qual compôs três obras, uma estreada pelo Remix Ensemble, dirigido por Peter Rundel, e outra pela Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida por Baldur Brönnimann. Teve encomendas de instituições como a Associação Portuguesa de Compositores, a Arte no Tempo e a Antena 2. A sua música já foi tocada em várias salas de concerto portuguesas e em Madrid, Valencia, Milão, Bordéus, Larissa, Monterrey e Rio de Janeiro.

Como compositor, conta com oito prémios e menções: Vencedor da Categoria B do Prémio Internacional de Composição Pedro de Araújo 2022; Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2022; Vencedor da Categoria B do Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra; 2º Prémio na 5ª Edição do Concurso de Composição Folefest; Prémio conjunto de compositores e flautistas no “Flute: Hands on Research 2018”; 2º Prémio no Concurso de Composição para Orquestra de Sopros Juvenil Município de Lousada; Menção Honrosa no Prémio de Composição Casa da Música / ESMAE no Dia Mundial da Música 2015; e Menção Honrosa na 4ª Edição do Concurso de Composição SPA/Antena 2.

Neto da Costa tem colaborado com alguns intérpretes como Frederic Cardoso, Clara Saleiro, Henrique Portovedo e Batista Júnior. Destas colaborações resultaram duas obras incluídas nos álbuns “LUX ET UMBRA”, editado pela Artway Records, e “Mixed Dialogues” de Frederic Cardoso e comunicações, com e sem performance, em várias conferências internacionais. Através do apoio Garantir Cultura 2021, a Arte no Tempo realizou um documentário sobre a colaboração e a gravação da uma obra composta para o seu ensemble residente, o ars ad hoc.

Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), tendo estudado com Dimitris Andrikopolous, Eugénio Amorim, Filipe Vieira, Rui Penha, Daniel Moreira, Carlos Azevedo, entre outros, e tornou-se Mestre em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, orientado por Isabel Soveral e Evgueni Zoudilkine.

Participou em masterclasses com Dimitri Papageorgiou, Franck Bedrossian, Pierluigi Billone, Luis Naón, Clemens Gadenstätter e Nicolas Tzortis em eventos como o OutHear New Music Week (Grécia), IlSUONO Contemporary Music Week (Itália), Festival CROMA (Portugal) e o 3º Festival de Música Contemporânea de Évora (Portugal). Neste primeiro evento referido, uma obra sua foi tocada pelo Klangforum Wien. Teve também contactos com Luca Francesconi e Unsuk Chin em seminários e uma aula com Harrisson Birtwistle por ocasião da sua residência na Casa da Música.

Neto da Costa também é aficionado pela direção. Já dirigiu vários recitais de jovens compositores e gravou um disco com o Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE. Salienta-se a participação na Masterclass Internacional de Direção orientada por Peter Rundel, onde teve a oportunidade de dirigir o Remix Ensemble, bem como a frequência de outras masterclasses com Jean-Marc Burfin, Artur Pinho Maria e Pedro Neves.

Atualmente leciona Análise e Técnicas de Composição.

Luís Neto da Costa