ALMA DE BAIRRO | Avenidas



ALMA DE BAIRRO

18 março, sábado, 15h

Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro


Avenidas, o primeiro espaço cultural do programa Um Teatro em Cada Bairro, da Câmara Municipal de Lisboa, propõe uma tarde dedicada à vida e memórias de bairro do Bairro Santos ao Rego, com o visionamento de um documentário inédito, realizado por Frank Saalfeld e uma instalação sonora proposta pela Lisboa Incomum. A entrada é gratuita com reserva de lugares.


Sinopse:

Nesta proposta de cinema documental o palco da narrativa é o bairro e a identidade bairrista. O Bairrismo não está morto, nem tão pouco o podemos deixar morrer. A forma de o perpetuar é juntar memórias antigas a memórias atuais, de forma a construir uma ponte para o futuro, alicerçada pelo denominador comum: O Bairro.

Alma de Bairro é um projeto que visa documentar a ligação emocional e afetiva dos moradores com o bairro, realçando a sua história e legado patrimonial.

Através do fortalecimento do setor cultural e a sua ligação aos outros setores de atividade, nomeadamente o Património e as origens bairristas, a ideia é aumentar o perfil de cada bairro e promover o envolvimento da população na construção da história de cada bairro, reforçando as dinâmicas de participação e cidadania. Neste registo convida-se o público a conhecer histórias do Bairro de Santos ao Rego e de quem lá vive. 

Um Projeto Made in Portugal, realizado por Frank Saalfeld, com direção de fotografia de Ricardo Jorge Faustino.

Após a exibição do documentário, os/as espetadores/as são convidados/as a (re)visitar o bairro, desta vez recorrendo aos seus sons. Através de uma instalação sonora desenvolvida com o apoio da Lisboa Incomum, os sons dos aviões, do comboio e dos locais, fundem-se para completar esta visita com os mais diversos estímulos sensoriais.


Avenidas - Rua Alberto de Sousa, 10 A
Entrada gratuita, sujeita à lotação
Reserva prévia para [email protected]
Duração: 30 min. | M/12