Lorena Izquierdo / Abdul Moimême


 
Lorena Izquierdo / Abdul Moimême

Lisboa Incomum | 23 de Setembro de 2022 · 19h30


Os músicos Abdul Moimême e Lorena Izquierdo estarão no Lisboa Incomum no dia 23 de Setembro, às 19:30, para um concerto de música improvisada.


Entrada gratuita.
Reserva de lugar para [email protected]



Lorena Izquierdo é uma vocalista, performer e poetisa de Valência, Espanha. Ela passou os últimos 8 anos construindo A sua carreira artística independente entre Espanha e Alemanha, residindo principalmente em Berlim com a missão de construir pontes entre as culturas musicais dos dois países e os aspetos filosóficos neles envolvidos.
Nas suas peças explora diferentes conceitos através do corpo, da voz, da linguagem poética, do som, do espaço e do tempo. Sua abordagem é definida pelo emaranhado de médias artísticos e pela relação inusitada que ela constrói com objetos do cotidiano. Juntos, eles constituem uma arte inter-relacionada que ela chama de poesia de ação.
Izquierdo apresenta-se em inúmeras formações, seja a solo, em duos ou como parte de coletivos. Usando vários códigos artísticos, ela cultiva o campo da Intermedia e atua na zona fronteiriça de diferentes formas de arte. Ela entende tal constelação como um espaço de dissidência e de transposição de limites.
Izquierdo tem uma formação multifacetada. É bacharel em filosofia e história da arte, é formada em dança Butoh e gramática do movimento. Também obteve um mestrado em filosofia da arte da Universidade de Barcelona e um mestrado da Universidade Politécnica de Valência em práticas artísticas especializadas em arte performativa.
Quanto à voz, interessa-se pelo peculiar e genuíno, pelo que emerge da improvisação coletiva, da intuição e da busca de limites, do impossível e também da composição e da reflexão. A sua arte musical performativa está imersa em paradoxos: ele usa o exagero que interage com os limites formais, mas também emprega os conceitos de contenção e do invisível. A sua procura pelo som assenta num ponto de vista escultórico, plástico e gestual, que se define tanto pela materialidade vocal como pela experiência única e irrepetível da performance.
Ela é um membro muito ativo da comunidade de arte sonora de Berlim. Por quase uma década, Izquierdo tem sido curador e atua em um grande número de eventos. A sua abordagem valoriza a independência na curadoria, que funde com a máxima qualidade artística. No seu papel de curadora, ela reúne artistas emergentes com figuras conhecidas, conecta estilos, faixas etárias e nacionalidades. Os seus formatos estão fortemente relacionados com situações intermédias e dedicados à visibilidade da música mais experimental de Berlim. Pelo menos uma vez por mês, um de seus ‘shows’ acontece como parte de diferentes séries de eventos, como Reflexionen, Dissidents, Positionen ou a série Revueltas.



Abdul Moimême é um músico Português, membro ativo da comunidade de improvisação livre Lisboeta. O seu instrumento principal é a guitarra elétrica. Estudou guitarra com professores particulares em Madrid, mudando-se posteriormentepara Boston para estudar arquitectura. 
Em 1986 concluiu o curso na Universidade Técnica de Lisboa. No início da década de 1990 estudou saxofone tenor com Patrick Brennan, envolvendose paralelamente com a cena da música improvisada e do rock independente. 
Em 1999 começou a escrever sobre jazz em diversas publicações nacionais, tais como as revistas Flirt, All Jazz, Jazz.pt e ainda no jornal Público. Em 2013 é nomeado pelo “6th Annual International Critics Poll.” Tocou em diversos projetos: Hipnótica, IKB, Insub Meta Orchestra, Potlatch, Queixas, Suspensão, Variable Geometry Orchestra, tocado ainda com músicos como: Axel Dörner, Carlos Santos, Carlos Zingaro, Christian Weber, Christophe Berthet, Cyril Bondi, D’Incise, Ernesto Rodrigues, Floros Floridis, Gale Brand, George Haslam, Gloria Damijan, Guilherme Rodrigues, Heddy Boubaker, Jon Raskin, Ken Filiano, Manuel Mota, Marcello Magliocchi, Marco von Orelli, Marco Scarassatti, Matthias Boss, Miguel Mira, Nuno Rebelo, Nusch Werchowska, Patrick Brennan, Rodrigo Amado, Steve Adams, Thanos Chrysakis e Wade Matthews entre outros. Tem tocado na Áustria, Brasil, França, Portugal, Espanha e Suíça.