Residência Artística Laura Peres & Ensemble DME






Laura Peres & Ensemble DME - Residência Artística

 17 a 21 de Novembro de 2025 | Lisboa Incomum


A compositora Helga Arias estará em residência artística no Lisboa Incomum, onde desenvolverá uma nova criação para o Ensemble DME (quarteto de cordas).

Numa parceria com o Prémio Jovens Músicos, a violinista Laura Peres, vencedora do Primeiro Prémio – Nível Superior na edição de 2024, estará em residência artística no Lisboa Incomum para trabalhar com o Ensemble DME e com a compositora Helga Arias na criação de uma nova obra para quarteto de cordas.

A residência culminará no concerto de abertura do Cultura & Sustentabilidade, que terá lugar no dia 21 de novembro, às 21h, no Lisboa Incomum.


Entrada gratuita mediante preenchimento do formulário de inscrição.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa


Programa

Helga AriasEcos do Profundo*
Mariana VieiraQuarteto de Cordas
Paulo Ferreira-LopesString Quartet n.º 2*
Boris LoginovSleep during Insomnia

* Estreia absoluta - Encomenda DME


Laura Peres
Nascida no Porto em 2000, iniciou os estudos de violino aos 6 anos com Andrea Moreira, no Conservatório de Música do Porto. Concluiu a licenciatura na ESMAE em 2021, na classe de Vítor Vieira, tendo também estudado com Afonso Fesch. Em 2024 terminou o Mestrado em Performance na Hochschule für Musik Freiburg, sob a orientação de Julia Schröder. Atualmente estuda com Sebastian Hamann.

Foi distinguida com o Prémio Orquestra do Norte em 2017, apresentando-se como solista na Casa da Música. Em 2024, obteve o 1.o Prémio no Prémio Jovens Músicos (Nível Superior – Violino) e o Prémio EMCY, tendo-se apresentado como solista com a Orquestra Gulbenkian. Recentemente, realizou ainda recitais a solo no FIMUV e na Casa da Música.

Paralelamente, tem aprofundado o estudo do violino barroco, participando em academias como a Bach Academy Stuttgart (2022), MA Festival (2022) e Atelier Katharinas Hofmusik V (2023). Atualmente frequenta o Mestrado em violino barroco na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt, nas classes de Rebecca Raimondi e Petra Müllejans, com o apoio da bolsa Deutschlandstipendium.


Ensemble DME
O Ensemble DME foi criado em 2013 no âmbito do Projecto DME, uma iniciativa fundada pelo compositor Jaime Reis para promover a prática da música contemporânea e electroacústica. Tem trabalhado com maestros como Jean-Philippe Wurtz, Jean-Sébastien Béreau, Pedro Figueiredo, Rita Castro Blanco, Valerio Sannicandro, entre outros.
Mais recentemente, o ensemble tem realizado projectos multidisciplinares, onde se destaca a estreia do espetáculo “Geometrias do Inelidível”, de Jaime Reis, produzido pela EMSCAN em 2022, o concerto co-organizado com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, “Esplorazioni”, dedicado à relação entre espaço e som, com o compositor e maestro italiano Valerio Sannicandro, assim como colaborações com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em torno de Iannis Xenakis e Mieko Shiomi, uma das fundadoras do movimento Fluxus.
O ensemble tem tocado em vários palcos e festivais, incluíndo a Logos Foundation (Ghent, Bélgica), Palladium (Malmö, Sweden), digressões no Brasil (2015, 2023), Auditorio Santa María (Plasencia, Espanha), Casa da Música (Porto), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Palácio Foz (Lisboa), o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), e o Loop Festival (Bruxelas, Bélgica).
Desenvolve ainda vários projectos didáticos e pedagógicos com o intuito de se aproximar das camadas mais jovens de artistas, proporcionando experiências formativas em contexto performativo, oportunidades de criação colaborativa e contacto directo com a linguagem e estética da música contemporânea.


Ensaios









Concerto