Carlota Cáceres + Elena Rykova

 




Carlota Cáceres + Elena Rykova
Residência Artística
Janeiro 2025, Lisboa Incomum

Open Studio | 10 JAN, 19h30


A percussionista Carlota Cáceres e a compositora Elena Rykova estarão em Residência Artística em Janeiro de 2025, no Lisboa Incomum, para trabalharem numa nova criação musical.


Entrada livre  mediante reserva para <[email protected]>


Agradecimentos:
Sarai Aguilera Cortés
Victor Segura Raga
Conservatorio Profesional de Música de Badajoz “Juan Vázquez”



Carlota Cáceres é uma percussionista versátil e empenhada na interpretação de música contemporânea, tanto a solo como em música de câmara. Tem uma vasta formação em várias áreas. Licenciou-se com distinção e recebeu o prémio de fim de curso nas Ilhas Baleares. Mais tarde, aprofundou a sua formação com dois mestrados em Basileia: um em performance e outro especializado em música de câmara contemporânea. Combina este trabalho com a sua experiência na UCSD (Universidade da Califórnia), onde foi convidada por Steve Schick.
Carlota obteve múltiplas bolsas de estudo que consolidaram o seu desenvolvimento artístico e lhe permitiram treinar com os mais prestigiados percussionistas do campo clássico e contemporâneo. Ganhou o primeiro e segundo prémios da Kiefer Hablitzel Stiftung Wettbeweb, bem como o prémio Förderpreis der BOG für Junge Musikerinnen.
Participou em festivais como o Darmstadt Ferienkurse, Manifeste, OJAI, Davos Festival, Lucerne Festival, Ruhrtriennale, entre outros. Para além disso, tem uma vasta experiência orquestral, tendo trabalhado com maestros tão notáveis como Gustavo Dudamel, Jesús López Cobos ou Sir Simon Rattle. Tudo isto é equilibrado com a sua paixão pela música contemporânea e a sua colaboração com agrupamentos como o Klangforum Wien.
Atualmente, Carlota é professora de percussão no Conservatori Superior de les Illes Balears e realiza masterclasses em todo o mundo, introduzindo novo repertório. Esta atividade é complementada pelo seu envolvimento com o ZAUM_percussion, um ensemble focado no desenvolvimento de novos conceitos e nova música. A sua contribuição para a cena musical contemporânea é um testemunho da sua dedicação como intérprete e educadora.


@ Miri Davidovitz
Elena Rykova é uma compositora versátil, interdisciplinar e artista performativa cuja exploração criativa abrange uma gama diversificada de géneros na música e nas artes visuais. Sediada em Lausanne, na Suíça, entrelaça frequentemente instrumentos com found objects, criando situações musicais performativas enriquecidas com um forte aspecto visual. As suas partituras caracterizam-se por um uso inovador de notação não tradicional, tendo sido expostas em museus de arte a nível internacional. O seu portfólio inclui composições para formações de câmara e ensemble, produções de teatro musical e partituras para aclamados ensembles de música contemporânea, juntamente com composições electroacústicas e música para cinema e animação. As colaborações passadas e recentes envolvem ensembles como,  Musikfabrik, Frames Percussion, UFA Sextet, Nikel, IEMA, Curious Chamber Players, Mosaik, Nemø, Down the Rabbit Hole, Schallfeld, Calefax Reed Quintet, Neue Vocalsolisten Stuttgart, line upon line, the Black Page Orchestra, Linea, Opera lab Berlin, London Contemporary Ensemble, Garage, Gaagego, hand werk, Yarn/Wire, Collegium Novum, Ensemble Lunaire, entre outros. 
A sua música tem sido apresentada em festivais como: Festival de Música de Darmstadt, ECLAT, Wittener Tage für neue Kammermusik, Klangspuren, MaerzMusik, WIEN Modern, Klang, Tzlil Meudcan, Ensems, Mixtur, Warsaw autumn, Pré, ManiFeste, Bludenzer Tage zeitgemäßer Musik, Bienal de Novos Talentos em Colónia, Ultima, Impuls, entre outros. 
Foi professora convidada de composição na Escola Superior de Música da Catalunha (Esmuc), na Academia de Composição Ciel, no festival Mixtur e compositora convidada na Universidade de Bath Spa, na Robert Schumann Hochschule, no Conservatório Superior de Música de Valência, no Conservatório Superior de Música de Castelló, entre outros. Elena é membro  da Junge Akademie der Künste em Berlim.
Rykova tem um doutoramento da Universidade de Harvard, onde também trabalhou como professora assistente em cursos de composição e música electroacústica.
Atualmente, Elena faz parte do comité de programação da Société de Musique Contemporaine (SMC) e é membro da direção da Swiss Music Edition (SME). A partir de agosto de 2024, Rykova assumirá o papel de Directora Artística do ensemble Lemniscate, sediado em Basileia, solidificando ainda mais o seu empenho em moldar o futuro da música contemporânea.