Tessellated - estreia e mesa redonda

   


Tessellated - estreia e mesa redonda
com Ana Telles, Christopher Bochmann e Carlos Caires

Lisboa Incomum | 24 de fevereiro de 2023, 19h30

Entrada livre mediante reserva para [email protected]

Sinopse:

A estreia da obra "Tessellated" para piano e electrónica, uma encomenda do projecto DME ao compositor Christopher Bochmann, dar-se-á no Lisboa Incomum no próximo dia 24 de fevereiro de 2023 às 19:30, pelas mãos da pianista e solista do Ensemble DME, Ana Telles.

"Tessellated" é a primeira obra de Christopher Bochmann com recurso a meios electroacústicos, cujo material sonoro deriva directamente dos materiais musicais presentes na parte de piano. A parte electroacústica foi realizada por Carlos Caires, compositor e professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

Após a escuta da obra, propomos uma conversa com as pessoas chave no processo criativo desta obra - Ana Telles, Christopher Bochmann e Carlos Caires, que irão partilhar com o público as suas perspectivas do ponto de vista da performance, da concepção musical e da realização da parte electroacústica, respectivamente.

Nas palavras de Christopher Bochmann sobre a obra:
A ideia por trás desta peça prende-se com um pianista (um ser) a comentar a si próprio, à sua identidade do passado que não deixa de ser uma lembrança, imperfeita, lenta e algo já gelatinosa. Por cima deste comentário, é feito um novo comentário, um pouco nos mesmos termos. O resultado cria uma textura organizada em camadas, a qual faz lembrar a estrutura de um telhado também estruturado em camadas. A palavra “Tessellated” sugere uma estrutura feita por mosaicos; por sua vez, o mosaico indica algo que, por mais transformação inorgânica possa sofrer, não se prolifera organicamente. É o comentário “orgânico” sobre a lembrança “inorgânica e já confusa”.


Mariana Vieira, Directora de Produção
Cristóvão Almeida, Assistente de Produção
Caio Rodrigues, Técnico de Som
Marta Domingues, Assistente de Comunicação