João Madeira | Aqui, Dentro

 





Apresentação do CD "Aqui, Dentro"
João Madeira

Lisboa Incomum | 13 de Janeiro de 2023 | 19h30


O Lisboa Incomum recebe o contrabaixista João Madeira no dia 13 de Janeiro de 2023, que irá apresentar o seu CD "Aqui, Dentro", editado pela Miso Music e apoiado pela SPA.

Entrada gratuita mediante reserva para o email [email protected]



"Neste CD, apresento uma composição, dividida por 2 andamentos, para contrabaixo solo, o instrumento que estudo e exploro há já 30 anos. 
Os dois andamentos estão marcados por uma proposta muito "incomum", diferente e inovadora, da experiência de percepção auditiva por parte do ouvinte culto e interessado pela liberdade e pela originalidade. 
A música de "Aqui, Dentro" foi estruturada por forma a fazer o ouvinte percorrer um caminho em forma de uma espiral, por camadas, "mergulhando" no som, numa única nota de música.
...De camada em camada, em direção a um infinito potencial de escuta da(s) música(s) que está dentro do som, ao contrário de se dispersar com os sons dentro da música. 
No geral, a música de "Aqui, Dentro" tem um carácter meditativo, que reclama uma percepção auditiva deveras activa, e cujo o plano imediato da escuta remete para uma necessidade de recolhimento individual. Daí a apresentação da proposta de concerto/recital no vosso espaço, na medida em que os vossos recursos, acústica da sala, âmbito da vossa programação e comunidade de ouvintes, se apresentam como excelente condição para a adequação e pertinência desta proposta. "
- por João Madeira


"Uma performance que partilha, juntamente com a performance gravada pelo autor, o desafio das perturbações vibratórias da atmosfera sob a cúpula de um firmamento comum. (...) uma particularíssima partilha do mundo."
- João Lucas