CELAN



CELAN

8 Dez | STREAMING | 19h30

https://youtu.be/qHVWX3DPWbY


CELAN é um projeto multidisciplinar em torno do universo poético do Paul Celan (1920, Cernãuti, Roménia–1970, Paris, França), que nas palavras do João Barrento é definido como “um caminho coerente, implacável, em crescendo, para o buraco negro da «majestade do absurdo» que carateriza o presente do Homem.”

CELAN surge como um lugar de encontro e partilha em volta da poesia celaniana e pretende criar uma ligação mais forte e profunda com a palavra, com a voz, com as sonoridades dos poemas recitados em diferentes idiomas na procura de uma “musicalidade” comum que influenciará e moldará os corpos dos intérpretes/performers “no sentido de uma descida mais funda às raízes da existência e da linguagem, de um percurso suicida do corpo e do verbo”, como referia o mesmo J. Barrento numa das suas apresentações da obra poética do Paul Celan. Baseado num núcleo artístico permanente composto por João Madeira (contrabaixo), Nuno Veiga (artista multidisciplinar/eletrónica/sonoplastia) e Romulus Neagu (movimento, voz, performance), o projeto será desenvolvido durante um itinerário performativo marcado por 4 momentos específicos de residências artísticas de pesquisa, criação e apresentação multidisciplinar em Guarda, Viseu, Tondela e Lisboa.

CELAN estará no Lisboa Incomum dia 8 de Dezembro pelas 19h30 para apresentar o espetáculo resultado da sua Residência Artística na cidade, com a artista convidada Yola Pinto.


Conceção e Coordenação artística: Romulus Neagu

Criação/Interpretação: Nuno Veiga, Romulus Neagu, João Madeira

Convidados Criação/Interpretação: Yola Pinto

Interpretação LGP: Valentina Carvalho

Produção: INTRUSO

Produção Executiva: Héloïse Rego

Coprodução: Aquilo Teatro, ACERT- Trigo Limpo, Instituto Cultural Romeno, Lisboa Incomum Parceiro Institucional - República Portuguesa – Ministério da Cultura

Projeto Apoiado pela Direção Regional de Cultura do Centro e com Apoio Fundação GDA.


Fotografias: Tomás Pereira














Popular Posts