Sobre o Ricardo Leitão Pedro!

Sobre o Ricardo Leitão Pedro! [BIO]Fascinado desde sempre pelos cantores-instrumentistas da Antiguidade e as suas encarnações em todos os períodos históricos até ao presente, Ricardo Leitão Pedro é um dos raros músicos de hoje dedicado à prática histórica do canto al liuto, acompanhado-se a si mesmo com diferentes instrumentos antigos de corda dedilhada.Nascido no Porto em 1990, tomou o alaúde aos dezoito anos de idade inspirado por um concerto de Hespérion XXI e encorajado pelo então professor de guitarra clássica Pedro Fesch. Um ano depois é aceite na licenciatura em música antiga da ESMAE (Porto, Portugal), durante a qual recebeu uma bolsa Erasmus para estudar no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon na classe de Eugène Ferré. Em 2013, muda-se para a Suíça para estudar na prestigiada Schola Cantorum Basiliensis, onde terminou uma licenciatura em alaúdes medievais e renascentistas com Crawford Young e Marc Lewon e um mestrado em canto com Dominique Vellard. A nível privado, trabalhou com cantores como Margreet Honig, Gerd Türk e Patrizia Bovi e alaúdistas como Paul O'Dette, Hopkinson Smith, Eduardo Egüez e Rolf Lislevand.Membro dos ensembles Concerto di Margherita e I Discordanti com os quais mantém uma agenda ocupada pelos palcos europeus, é regularmente convidado a colaborar com diferentes ensembles e orquestras como tanto como cantor como alaúdista (Orquestra XXI, Coro Casa da Música, Capella Sanctae Crucis, Troxalida, Agamémnon, La Boz Galana, Domus Artis). Em duo com o alaúdista Guilherme Barroso ganhou o 2º prémio (1º não atribuído) da competição JIMA(Oeiras, Portugal) em 2013 na categoria de música de câmara.Ávido pelo contacto com outras expressões criativas, mantém o hábito de improvisar com artistas da dança e circo contemporâneos. Compôs o tema para o solo de trapézio 'Planisfério' de Joana Martins apresentado no Festival Internacional de Solos da Póvoa do Varzim e foi o músico seleccionado por Rostislav Novak (La Putyka) para um grupo de artistas multi-disciplinar no evento de circo contemporâneo Die Originale enquadrado no festival Berliner Festspiele.Igualmente investido em investigação do ponto de vista do performer, prepara actualmente a edição das canções e peças instrumentais do manuscrito Thibault (F-Pn Rés. Vmd ms. 27) para publicação pela editora Terem-Music e é doutorando na faculdade Anton Bruckner em Linz com uma tese sobre improvisação no alaúde no século XV.O seu primeiro álbum a solo "Fantasticaria" dedicado à obra para voz e teorba de Bellerofonte Castaldi foi lançado de forma independente em Fevereiro de 2020.
 

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